Você, líder, é um bom comunicador?
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Você, líder, é um bom comunicador?

Você, líder, é um bom comunicador?

Uma das coisas mais importantes para um líder de sucesso é saber se comunicar de forma clara. Conseguir transmitir as informações de maneira que prenda a atenção dos interlocutores é fundamental para que a mensagem seja compreendida. Entender quando é preciso enfatizar ou persuadir, por exemplo, são algumas das características de um bom comunicador.

Vamos nos aprofundar nisso?

A mensagem vai muito além do conteúdo

Tão importante quanto saber ler e escrever, é saber falar. Tudo começa com a estruturação do raciocínio. Antes de falar você precisa saber como vai começar, desenvolver e concluir o que precisa dizer. Para comunicar de forma clara, você precisa ter um objetivo claro. Tenha sempre em mente a essência daquilo que você quer comunicar.

Além disso, as palavras que você emite precisam estar de acordo com o que você diz. Quer dizer: o que importa não é só o que você vai falar, mas como vai falar. Tom de voz, velocidade e ritmo que fala. A sua expressão corporal também conta, por isso dizemos que a mensagem transmitida por um bom comunicador vai além do conteúdo.

Segundo pesquisas, o conteúdo do que se diz corresponde a apenas 7% da comunicação, enquanto a maneira como se diz envolve 27% do destaque que a mensagem tem para os ouvintes, e esmagadores 70% têm ligação com a expressão do rosto e do corpo. Vê? Pra onde você olha, como olha, onde coloca as mãos e outras informações transmitidas pela leitura corporal fazem parte do sucesso ou do fracasso da sua fala.

Benefícios para a equipe

Quanto mais qualidade tiver a comunicação dentro de uma empresa, melhor será a sinergia entre as áreas. Isso traz assertividade nas decisões, desempenho maior de toda a equipe e agilidade nos processos.

Por isso, todo bom líder escolhe as palavras com cuidado, transmitindo a mensagem de forma clara, direta e com gentileza. Ele também conhece bem com quem está falando, tem uma percepção dos outros, como educação, princípios, estado emocional, experiências, etc. Compreenda as diferenças de cada um e veja como as pessoas receberão melhor o que você disser.

As falas de um bom líder podem corrigir, mas também precisam elogiar, e as instruções precisam ser precisas, nada de se enrolar para conversar com as pessoas. Transmita confiança, afinal um bom líder precisa passar as informações de maneira correta. Quando um colaborador não cumpre alguma coisa da forma esperada, inclusive verifique se a falha não foi sua.

Algumas dicas para se comunicar bem

E na prática, o que eu devo fazer? Confira algumas dicas:

Saiba se dirigir às pessoas: você não fala com o diretor da empresa como fala com os seus amigos em um jantar. No ambiente de trabalho, as pessoas esperam de você um tom mais profissional e uma discussão de mesmo nível. Se agir diferente disso, pode ser visto como desleixado ou até mesmo despreparado para liderar a equipe, o que faz com que você perca até mesmo o respeito diante de quem precisa liderar.

Esteja sempre aberto: converse com todos de maneira igual, não deixe de responder e-mails ou ir a reuniões que solicitam a sua presença. Mesmo que não seja por mal, pela correria dos dias, por exemplo, é um erro fatal se mostrar ausente ou não reconhecer pessoas da sua equipe. Converse com pessoas de cargos superiores e inferiores ao seu com a mesma atenção. Quando não existem barreiras, a empresa prospera de forma natural.

Autoconfiança: se você não confia em si mesmo, dificilmente as pessoas irão confiar em você. As pessoas retornam de forma positiva para aquilo ou a quem confiam. E isso nada tem a ver com gritar alto, mas com saber dividir conhecimentos e habilidades.

Prefira conversar pessoalmente: evite conversas pelo telefone, e-mail ou bate-papos virtuais. Conversas que não são feitas de forma presencial têm maiores chances de encontrarem ruídos, causando mal-entendidos. Uma boa equipe conta com pessoas que não têm medo de falar pessoalmente, e que conversam bastante entre si, trocando ideias de forma saudável.

Dica final: Seja você mesmo! Você pode se inspirar em algum líder ou palestrante que considera incrível para treinar as suas habilidades de comunicação, mas encontre a sua própria personalidade. Você precisa, acima de tudo, se sentir confortável com você mesmo para que os seus ouvintes se sintam bem com você.

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