Recrutamento e seleção na era digital: como o RH pode otimizar os seus processos - Adicii
15735
post-template-default,single,single-post,postid-15735,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Recrutamento e seleção na era digital: como o RH pode otimizar os seus processos

Recrutamento e seleção na era digital: como o RH pode otimizar os seus processos

A era digital não é mais uma novidade: nós estamos vivendo ela há alguns anos, e tanto a nossa vida pessoal quanto a profissional têm mudado de acordo com as novas tecnologias. No setor de Recursos Humanos, não é diferente. Profissionais de RH já estão usando procedimentos para recrutamento e seleção que contam com ferramentas tecnológicas que trazem diversos benefícios para o setor, otimizando processos. Quer ver?

Entrevistas online

Com Skype, Google Hangouts e WhatsApp, entrevistar candidatos para um processo de recrutamento de abrangência nacional, ou com pessoas de lugares mais distantes, é possível. Com esses programas, você economiza tempo e dinheiro para a empresa e também para o candidato, sem contar que eles têm aprimorado a sua qualidade, tornando a entrevista praticamente presencial.

LinkedIn

A maior rede social para negócios, lançada em 2003, hoje tem mais de 500 milhões de usuários. Por isso, também é uma das plataformas mais tradicionais para recrutamento online. Nela existe um leque gigante de currículos e também de empresas, que podem servir de base inicial para uma pesquisa para encontrar os melhores profissionais do mercado.

Maior segmentação

Na internet, você consegue estabelecer procedimentos de seleção online, o que facilita a segmentação dos seus candidatos de acordo com critérios como idade, experiência, formação ou qualquer outro aspecto valorizado pela sua empresa. Isso automatiza o processo. É possível encontrar candidatos qualificados sem tanto esforço desperdiçado quando as páginas de divulgação da vaga permitem uma filtragem prévia. Assim, só aqueles que tiverem alguma relação com a vaga podem se inscrever.

Geolocalização e home office

Encontre candidatos que morem mais próximos da empresa, por meio de critérios de geolocalização, que podem ser inseridos nos procedimentos de seleção, como o Apponte ou o . Contratar um funcionário que reside próximo ao trabalho reduz o índice de faltas e atrasos dele, resultando em maior produtividade.
Outra facilidade trazida pela tecnologia é a contratação de funcionários home office, usando comunicação e gestão remota das atividades, por meio de ferramentas online que organizam tarefas com prazos para serem entregues pela internet.

Marca empregadora

Do inglês employer branding, esse termo referese à percepção de uma empresa pela opinião pública, quer dizer, como as pessoas vêm o empregador. Quando uma empresa é bem vista, essa boa reputação atrai talentos. Hoje existem ferramentas digitais que facilitam questões de transparência, dando notas para as empresas. Quem quiser trabalhar nelas consegue saber, antes mesmo de ser entrevistado ou contratado, informações como horários de trabalho, instalações e cultura da corporação.

Facilidades da psicologia

Instrumentos de Método Funcional como L.A.B.E.L. e [email protected], que eram reservados apenas para psicólogos, passaram a ser liberados para todos os recrutadores, e são muito eficazes em processos de seleção, pois facilitam a decisão de contratação, eliminando manipulações dos candidatos a falar o que imaginam que o recrutador gostaria ouvir, por exemplo. Não que sejam ferramentas que detectem mentirosos, mas ajudam a tomar precauções diante da contratação.

Desafios para esse futuro

Com tantas facilidades, você deve estar se perguntando por que ainda não começou a usufruir de tanta tecnologia. Se você é recrutador, a nossa dica é começar agora mesmo a se adaptar a esse novo cenário, e se já adentrou nele, estar sempre atento às novidades, pois o mundo digital nunca para de nos surpreender com ferramentas que podem nos ajudar muito.
Portanto, não ignore as novidades do mercado e nem seja resistente ao uso de novas tecnologias que vêm só para agregar facilidade e melhores resultados ao seu trabalho. As empresas concorrentes certamente já estão se utilizando dessas facilidades, e você não pode ficar para trás!

Comente com o facebook


Cadastre-se para receber nossos melhores conteúdos!