DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS: Case da Casa Valduga
15779
post-template-default,single,single-post,postid-15779,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS: Case da Casa Valduga

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS: Case da Casa Valduga

Você sabe o que diferencia um chefe de um líder? Durante o workshop vivencial de Coaching e Desenvolvimento de Lideranças, realizado pela a Adicii, coordenadores e gerentes de unidades da Casa Valduga puderam entender esta diferença e aplicar os aprendizados nas suas rotinhas de trabalho. O principal intuito do treinamento era de desenvolver as lideranças dentro da empresa, uma vez que ela vinha passando por um processo de profissionalização e capacitação dos seus funcionários.

Assim, a Adicii buscou entender como os líderes (coordenadores e gestores de cada unidade) da empresa se posicionavam frente aos seus liderados, para realizar um diagnóstico assertivo. Depois de perceber as necessidades de desenvolvimento, foi possível oferecer a melhor solução para construir uma relação mais próxima entre líderes e liderados.

A VALDUGA

A Casa Valduga é, hoje, é uma das marcas nacionais de vinhos finos e espumantes mais reconhecidas no Brasil. Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a empresa possui mais de 100 anos e a administração da empresa já chega a quarta geração da família.

O WORKSHOP

O workshop vivencial de Coaching e Desenvolvimento de Lideranças parte do principio de que liderar é uma competência e por isso pode ser desenvolvida. Assim, o grande desafio dentro da Casa Valduga era de tirar os funcionários do contexto de chefe e inseri-los no da liderança.

Mas o que é um chefe e o que é um líder? Um chefe é alguém que corresponde a um perfil gerenciador, que não inspira os seus funcionários e busca alcançar resultados sem se importar com a maneira com a qual isso é feito. Já o líder é uma pessoa que possui um perfil inspiracional e que motive os seus funcionários a atingirem os resultados esperados. Por isso, pode-se dizer que o maior objetivo do workshop era fazer com que os participantes deixassem de ver a liderança como um ato de comando e controle, mas, sim, mais inspiracional e motivacional.

DE QUE FORMA ISSO FOI FEITO?

Para que tudo fosse possível, a Adicii trabalhou de forma vivencial, já que é a maneira com que os adultos aprendem com mais facilidade. O processo teve inicio com um dia de workshop para desenvolvimento das lideranças no próprio espaço da empresa.

Assim, sem utilizar materiais gráficos, a Adicii reuniu todos os líderes de segundo nível da Casa Valduga (coordenadores e gerentes de produtos e unidades) fazendo com que as experiências de cada um começassem a despertar dentro de si o perfil de gestor (líder), com interesse genuíno nas pessoas. Neste contexto, ao longo da vivência foi trabalhado com perfil comportamental, para que os próprios funcionários entendessem como eles reagem frente a diversas situações.

Além das atividades experienciais e lúdicas, os participantes foram convidados a fazer uma correlação daquele momento com a rotina do trabalho, refletindo e analisando como cada um age em situações similares às do workshop.

E OS RESULTADOS?

O conjunto de todas as atividades, baseadas em vivências e experiências, promoveu a autoanálise e reflexão por parte dos gestores, para assim identificar as atitudes que os afastam dos seus liderados, em vez de aproximar. Além de tudo, a Casa Valduga é um ambiente turístico. Então enquanto os funcionários faziam o workshop, os visitantes viam e percebiam como a empresa se preocupa com a qualidade dos produtos e bem-estar dos seus colaboradores.

Confira o depoimento dos participantes:

Comente com o facebook


Cadastre-se para receber nossos melhores conteúdos!