Descubra como ser um Líder Mais Eficaz e conquiste melhores Resultados
Assumir um cargo de Liderança é uma grande responsabilidade, tanto com a empresa como a sua equipe. E você está preparado para isso? Clique e confira algumas dicas que podem lhe ajudar.
Líder eficaz
15506
post-template-default,single,single-post,postid-15506,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Como Ser um Líder Mais Eficaz

Como Ser um Líder Mais Eficaz

A consultoria Etalent, aponta que 85,5% dos profissionais que acenderam a posições de liderança NÃO tiveram nenhum processo de desenvolvimento para assumirem tal desafio.

As suas promoções ou contratações se deram por motivos atrelados a CONFIANÇA, LEALDADE, CONHECIMENTO TÉCNICO E ENTREGA DIFERENCIADA, ingredientes esses que por si só seriam suficientes para sustentar uma ascensão profissional.

Primeiramente é importante entender o processo de escolha para a primeira posição de gestão. Segundo o Bureau of Labor Statistics dos EUA, entre os colaboradores que são promovidos a posições de gestão, 40,9% são indicação do gestor imediato, 27,6% por troca de empresa, 14,5% por processo de seleção interna, 7,9% através de mapeamento de talentos e 9,2% outros motivos.

Convenhamos que TODO ser humano gosta de ser reconhecido, quando isso ocorre na condição de uma promoção à uma posição de chefia, gerência ou coordenação, a elevação de status profissional e econômico pode minimizar a dimensão da importância dessa nova jornada.

Quando a “ficha” começa a cair, entra em cena a INSEGURANÇA E ANSIEDADE. Como se não bastasse os novos compromissos com resultados, com novos processos, responsabilidades ainda tem a EQUIPE! São pessoas diferentes, cada um com necessidades específicas, com suas ambições, sonhos e inquietações.

Como lidar com tudo isso, sem preparo? O que fazer?

As maiores angústias ao assumir a primeira posição de gestão estão associadas a atender as expectativas do gestor e o cumprimento de metas, passar a cuidar do desenvolvimento de carreira dos colaboradores, assumir mais riscos, buscar mais ferramentas de gestão e ser ACEITO pelo time.

E foi para ajudar quem se encontra nessa situação, que eu separei seis dicas, que eu considero as mais fundamentais para iniciar essa jornada de se tornar um líder mais eficaz, confira!

OS PRINCIPAIS PONTOS PARA SER UM LÍDER MAIS EFICAZ

Lider de sucesso

 

1 – O ingrediente essencial é ter INTERESSE GENUÍNO POR GENTE. Se você não gosta de lidar com pessoas, a liderança será um grande peso e com o tempo isso trará mais sofrimento para você e quem faz parte do seu ciclo de convivência.

Isso porque na verdade lidar com pessoas, conduzir a equipe é a grande competência exigida de um líder. Portanto conhecer a equipe com profundidade é fundamental para estabelecer sinergia entre o grupo e conquistar resultados.

2 – SENSO DE IDENTIDADE. Despertar a busca pelo autoconhecimento, entender quem você é. Sua missão, visão e valores. Ter clareza de propósito.

Não é possível liderar ninguém se não souber liderar a si mesmo.

3 – CONFIANÇA. Estar disposto a assumir riscos. É preciso fazer uma troca: em vez de executar o trabalho o líder deve conseguir que o trabalho seja realizado pelos outros.

Despertar o senso de responsabilidade no colaborador é especialmente difícil para o gestor de primeira viagem.

4 – FEEDBACK. Ampliar a percepção do contexto, oferecendo de forma eficaz o aprimoramento e desenvolvimento de competências.

Realizar um feedback sem julgamento e estruturado, promove uma relação de respeito e também o desenvolvimento do colaborador.

5 – COACHING. Jack Welch, Ex CEO da GE (General Electric) e considerado o maior executivo do século XX, disse (ainda no século passado) que todo líder deve ser coach.

Utilizar das técnicas e ferramentas do Coaching para gerir uma equipe é essencial para proporcionar a autorreflexão e autonomia da equipe.

6 – DESENVOLVER EQUIPE de alta performance.

Ter a pessoa certa no lugar certo é muito mais que um jargão popular no mundo corporativo. Está associado a conhecer com profundidade o perfil comportamental do seu grupo.

Entender quem é mais objetivo e voltado para resultados, quem é mais analítico e detalhista, os comunicativos e persuasivos e os mais criativos e inovadores.

Fazendo esse mapeamento, colocá-los nas posições corretas fomentará um trabalho mais coeso e de alto rendimento.

Ser um líder mais eficaz não é algo incomum ou improvável e você não nasce pronto, você se torna um Líder. Mas para isso é necessário um processo de desenvolvimento intenso e contínuo.

Esse é o motivo que faz grandes empresas buscarem sistematicamente programas de desenvolvimento de líderes, para o aprimoramento dos seus grupos na condução efetiva de equipes.

O objetivo é sempre estar preparado para transformar as oportunidades em resultados.

E você está preparado?

Se acredita que não ou entende que tem espaço para evoluir, eu tenho convite especial para lhe fazer.

Venha participar do Nosso Workshop LÍDER (+)!

Serão 8 horas intensas, com muito conhecimento e ferramentas práticas para iniciar essa jornada com sucesso!

Se você realmente deseja ser um Líder (+) mais eficaz, aproveite essa oportunidade!

Um abraço

Adriano Abreu




Comente com o facebook


Cadastre-se para receber nossos melhores conteúdos!