Como Motivar uma Equipe e Aumentar o Faturamento da Sua Empresa - Adicii
15612
post-template-default,single,single-post,postid-15612,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Como Motivar uma Equipe e Aumentar o Faturamento da Sua Empresa

como motivar minha equipe adicii

Como Motivar uma Equipe e Aumentar o Faturamento da Sua Empresa

Você realmente acredita que é possível motivar alguém?

Antes de seguirmos nessa discussão é importante entender o significado da palavra MOTIVAÇÃO. Vem do latim MOVERE, “deslocar, fazer mudar de lugar”.

Fica ainda mais claro quando dividimos a palavra MOTIV + AÇÃO, um motivo para agir. O impulso interno que leva à ação.

Com as definições mencionadas a pergunta inicial começa a gerar um desconforto.

Se a motivação é um impulso interno, como alguém pode motivar outra pessoa que não seja ela mesmo?

Não acredito em MOTIVAÇÃO para alcance de resultados, contudo creio que o ENGAJAMENTO, cuja origem do Francês medieval ENGAGIER, de ENGAGE, representa “sob compromisso, sob promessa”, esse sim pode despertar na equipe a AUTOMOTIVAÇÃO.

Muitos gestores confundem ENGAJAMENTO com MOTIVAÇÃO, assim acabam buscando atividades práticas com a proposta de aumentar o nível de alegria da sua equipe a fim de gerar melhoria no ambiente de trabalho e consequentemente resultados mais expressivos.

O ENGAJAMENTO acontece mais de maneira cognitiva do que emocional, isso acontece através de três pilares fundamentais:

#1 – Propósito

As pessoas não acreditam no que você vende, elas acreditam no que você acredita.

A medida que existe a clareza de onde a organização quer chegar, quando o porquê elas fazem o que fazem possui sentido e quando se entende o papel de cada um no contexto estratégico da organização.

#2 Aderência aos valores

Os valores são uma forma abreviada de descrever nossas motivações individuais e coletivas.

Juntamente com as crenças, eles são os fatores que conduzem a nossa tomada de decisão. Quando há uma compatibilidade da cultura e valores organizacionais com os valores do colaborador a probabilidade do ENGAJAMENTO acontecer é sigificativamente maior.

#3 Desenvolvimento de talentos

O ENGAJAMENTO ocorre quando o colaborador entende que está num ambiente propício ao aprendizado, quando a empresa e a liderança são agentes de desenvolvimento humano. Proporcionando a oportunidade de ser ouvido e assim contribuir para o desenvolvimento do negócio.

Uma das questões mais óbvias para obter o ENGAJAMENTO de uma equipe ou de um indivíduo é que exista uma preocupação AUTÊNTICA e GENUÍNA do líder e da organização por PESSOAS.

Outro ponto importante é a CONFIANÇA. Os trabalhos que tenho feito nas diversas organizações e também com os alunos em sala de aula, mostram que apesar do discurso, a CONFIANÇA é o comportamento menos presente e que causa a maior desconexão e por fim a falta de engajamento.

Segundo pesquisa da Dale Carnegie & Associates, Inc. Apenas 29% dos colaboradores estão totalmente engajados, enquanto 26% estão desengajados. Esses dados refletem não apenas no clima organizacional, mas também em resultados financeiros.

A Bureau Of National Affairs, uma organização similar à Fundação Getúlio Vargas, que levanta informações legais e regulatórias através de publicações para profissionais, governos e negócios nos EUA, afirna que empresas dos americanas perdem 11 bilhões de dólares anualmente como resultado da rotatividade de colaboradores.

Mas então que fazer para elevar o nível de engajamento dos funcionários e assim gerar mais resultados na organização?

É o vamos ver a seguir.

4 PASSOS PARA SE OBTER O ENGAJAMENTO

1 Passo – Valorização

O colaborador deve sentir que é apreciado, não que está na empresa apenas para “carregar o piano”.

2 Passo – Envolvimento

Sentir que é valorizado gerando o comprometimento com a gestão e o negócio.

3 Passo – Entusiasmo

O envolvimento alto converte em um profundo entusiasmo tranformando-o em um incentivador na organização.

4 Passo – Pertencimento

O senso de pertencimento é o ponto mais elevado do engajamento, onde o colaborador torna-se alguém que faz parte da construção e sente-se corresponsável pela organização como um acionista.

Engajar uma equipe à alta performance não é algo simples, mas totalmente possível.

O despertar da AUTOMOTIVAÇÃO é o ponto fundamental a ser trabalho. E segundo a Etalent, podemos explicar como: o comportamento de pessoas que reagem rapidamente a novos acontecimentos, são incansáveis e impacientes e perseguem incessantemente seus objetivos. E quem não deseja ter pessoas assim atuando na sua equipe?

Para isso, é preciso estar preparado para lidar com diversos perfis de comportamento, a fim de entender suas motivações, identificar como gostam de ser gerenciados e como se comunicam. O resultado será uma gestão mais preparada e que desafia a sua equipe a fazer mais e melhor.

Se você está cansado de ser CHEFE e deseja se tornar um verdadeiro LIDER e assim ter uma equipe mais engajada e que entregue resultados excelentes, nós podemos lhe ajudar!

Na Adicci, nosso foco é SOMAR ao desenvolvimento da sua empresa, atuando no ponto mais importante para o SUCESSO de um negócio, as PESSOAS.

Acreditamos que para ter sucesso uma organização precisa de colaboradores que VIVAM o negócio, ACREDITEM na empresa, PENSEM como um acionista, e acima de tudo se IDENTIFIQUEM com a cultura e valores da companhia.

E para ajudar as empresas a conquistarem isso, atuamos com um conceito inovador de Desenvolvimento Humano & Organizacional, baseado na aprendizagem vivencial conectada aos interesses da organização, unindo o melhor das Ferramentas do Coaching, Programação Neurolinguística e Técnicas Vivenciais, para encontrar e despertar os talentos das suas equipes e lideranças.

Se você está realmente interessado em ter melhores resultados no seu negócio, envie um email para [email protected] e agende um horário com um dos nossos consultores de negócios e conheça os nossos programas customizados de desenvolvimento de líderes.

Um grande abraço

Adriano Abreu

Comente com o facebook


Cadastre-se para receber nossos melhores conteúdos!