A NOVA ERA DE NEGÓCIOS 4.0 E O IMPACTO NO PAPEL DA LIDERANÇA - Adicii
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A NOVA ERA DE NEGÓCIOS 4.0 E O IMPACTO NO PAPEL DA LIDERANÇA

A NOVA ERA DE NEGÓCIOS 4.0 E O IMPACTO NO PAPEL DA LIDERANÇA

Você acredita que a sua empresa e a sua carreira vão se manter competitivas na nova revolução industrial pela qual estamos passando?

Você acredita que a sua empresa e a sua carreira vão se manter competitivas na nova revolução industrial pela qual estamos passando?

Às vezes estamos em uma zona de conforto tão grande que nem percebemos as mudanças que estão acontecendo ao nosso redor.

Falo isso pelas diversas experiências que acompanhei de muito perto.

Eu trabalho com o desenvolvimento de Líderes e já presenciei dezenas de casos de pessoas que acreditavam estar em ótimas situações, pois tinham anos de casa, sempre envolvidas nos principais projetos e quando menos esperavam eram dispensadas.

O mesmo cenário, se passa com empresas que estão consolidadas, faturando muito, com grandes mercados e quebram rapidamente.

E somente tempos depois conseguem entender que isso não foi tão rapidamente como tiveram a percepção.

E essas duas situações acontecem por uma única causa: MUDANÇAS SUTIS NO AMBIENTE não percebidas.

A verdade é que o mercado muda constantemente e as empresas e profissionais que desejam se manter competitivos e continuar lucrando, precisam estar de olho nisso e evoluir juntos.

Caso contrário se tornam irrelevantes.

E acredite ninguém vai te avisar que você precisa mudar!

O mercado (entenda os consumidores), também espera que as empresas percebam e se antecipem a isso.

Da mesma forma a empresa espera que os profissionais também ajam de forma proativa.

E assim possam inclusive, ajudá-las nesse processo de evolução constante.

E no momento pelo qual estamos passando essa necessidade, se torna ainda mais latente.

 

 

Engana-se quem pensa que esse novo cenário não afeta o mercado Brasileiro, ou as empresas pequenas de atuação regional e local.

O impacto é generalizado em empresas de todos os portes e segmentos.

Portanto não importa se você produz e entrega apenas na sua cidade. Ou se o seu negócio é de serviços.

Todos sem exceção, precisam se adaptar caso desejem manter-se lucrativos.

Pensem comigo, quantas histórias você já leu ou ouviu de empresas que começaram pequenas e rapidamente ganharam o mercado brasileiro?

Quantos relatos de pessoas que da sala de casa, hoje atendem o Brasil todo?

Você realmente acredita que por atuar apenas na sua cidade nunca chegará um concorrente, que mesmo à distância, pode abocanhar parte do seu mercado?

Falar que o mundo está sem fronteiras é se tornar repetitivo, pois essa é uma realidade de algum tempo.

Hoje conseguimos facilmente comprar produtos de qualquer lugar do mundo e receber em nossas casas.

É muito fácil um prestador de serviço, virar franqueado ou abrir seu negócio próprio replicando modelos de outros locais, pois as informações estão disponíveis para todos. Basta agir!

A internet foi o pontapé inicial para isso.

Trouxe com ela: BIG DATA, Internet das coisas?, realidade virtual, inteligência artificial, impressoras 3D, etc. Isso para citar alguns exemplos que compõe a ERA DE NEGÓCIOS 4.0.

Essas tecnologias modificaram o processo produtivo, a maneira como os serviços são entregues e os modelos de negócios.

Também modificaram a estrutura e o modo de trabalho das empresas e pessoas ao redor do mundo e na sua cidade também.

Os resultados são mais flexibilidades no estilo de trabalho, redução de custos das operações, maior individualização e customização de serviços e produtos e infinitas possibilidades.

No entanto o detalhe mais importante de toda essa mudança, não está na tecnologia que a empresa consegue adquirir ou incorporar.

 

 

Mas está na mudança de postura e atitudes das pessoas da sua equipe.

E acima de tudo, nos LÍDERES, que são os responsáveis por conduzir as equipes e empresas.

E as questões que pairam no ar atualmente são:

Qual é o perfil do líder que a Quarta Revolução Industrial demandará?  

Quais as competências precisam ser desenvolvidas?

Temos pessoas preparadas?

O sócio da McKinsey, o alemão Bjorn Hagemann afirmou que “Sem a qualificação da liderança, a implementação da indústria 4.0 não acontecerá na velocidade necessária e corre-se o risco de não se tirar o atraso da produtividade brasileira.”

E todos os estudos apontam que a competência pessoal, a mentalidade e a habilidade para aplicação de novos métodos são cruciais no papel do novo líder que o mercado precisa.

Diante desse contexto, podemos pontuar as principais diferenças entre os líderes atuais e os Líder 4.0 como:

 

Responsabilidade

O Gestor tradicional define claramente responsabilidades e papéis.

Orienta e delega tarefas a equipe, com base na hierarquia da empresa.

Porém observamos que o modelo atual de hierarquia traz conflitos entre colegas e setores e não estimula o engajamento e comprometimento da equipe.

Já o Líder 4.0 distribui tarefas de acordo com a situação e a competência da equipe. Onde as Estimulando o desenvolvimento de habilidades, potencializando os resultados e fazendo com que todos contribuam com sua inteligência de forma complementar ao objetivo comum.

Esse modelo valoriza e estimula a equipe em prol dos resultados da empresa.

 

Resultados

O Gestor tradicional controla, orienta, planeja recursos e avalia resultados.

O Líder 4.0 avalia as tarefas e os resultados em conjunto com os membros da equipe, fortalecendo o envolvimento e o senso de responsabilidade. Tornando natural a cultura de feedback constante entre as partes.

 

Distribuição de Informações

O Gestor tradicional normalmente distribui informações sob a obrigação de fornecer dados de maneira “estratégica” e fragmentada. Corporificando a síndrome do “conhecimento é poder” e fortalecendo a sua segurança pelo controle da informação que será distribuída.

O Líder 4.0 cria uma estrutura transparente de informações constantes. Estimulando a responsabilidade de cada um e comportamentos proativos, que levam a novas ideias e soluções.

 

Objetivos e Avaliações

No modelo tradicional as avaliações de desempenho dos funcionários de maneira individual, acontecem em ciclos fixos.

Já no novo modelo as situações determinam a necessidade de avaliar funcionários e equipes igualmente e troca de feedback ocorre de forma continua e natural.

Esse novo formato é necessário para manter a proximidade e transparência com a equipe.

E mostra-se muito mais eficaz, pois as mudanças de atitudes e comportamentos acontecem de maneira mais rápida, pelo melhor entendimento da situação.

 

Erros e Conflitos

Na gestão tradicional regras com consequências estabelecidas são criadas para evitar os erros, como a expectativa que os conflitos não ocorram.

Na nova era 4.0 é construída uma atmosfera aberta, incentivando o aprendizado a partir dos erros.

Dessa forma a busca por soluções que levam ao desenvolvimento e melhoria dos produtos e processos é colocada em primeiro plano.

 

Mudança

Manter os orçamentos, a qualidade estável e os riscos minimizados são uma prioridade para os gestores tradicionais, deixando pouco espaço para a criatividade.

Já um Líder 4.0 sustenta a disposição e a capacidade de mudança de alto nível dentro da empresa, em todos os aspectos.

Estimulando dessa forma a participação de todos e também estimulando a alta agilidade entre o mercado, os clientes e os funcionários.

 

Inovação

Na gestão tradicional são estabelecidos momentos específicos para criar novos projetos e produtos, o que nem sempre acompanha os ciclos e exigências do mercado, levando a empresa perder excelentes oportunidades, por falta de agilidade.

Um Líder 4.0 sabe que as inovações não têm hora para acontecer e precisam antecipar as necessidades dos clientes e mercados.

Essa agilidade advém da capacidade de orientar e focar a equipe em um objetivo comum. E também fazer o melhor uso possível das habilidades de cada indivíduo, independente da sua função tradicional.

 

 

E a cultura focada na inovação pode ser aprendida e aprimorada, por meio da transformação de estruturas antigas, uso de equipes multidisciplinares, ambientes de trabalho flexíveis e processos criativos.

Pode parecer simples e talvez você até já tenha algumas práticas instaladas na empresa ou gestão.

Mas te garanto que mudar e aprender novas habilidades, não é tão fácil quando estamos envolvidos no dia a dia.

São muitas tarefas e prazos a ser cumprido, que nem sempre conseguimos colocar a cabeça para fora, respirar e perceber que mudanças simples, podem gerar grandes resultados.

Tudo isso porque mudar significa adotar novos padrões de pensamento, desenvolver novos hábitos e mover a estrutura e cultura da empresa na mesma direção.

Mas se você é um Líder ou deseja ser um, saiba que essa mudança deve começar em você!

Pois é de sua responsabilidade dar o tom e o ritmo da empresa. E sua postura precisa ser um exemplo a ser admirado e seguido pelos demais.

Então, farei novamente a pergunta do início…

Você está pronto para manter a sua carreira e empresa competitivas e relevantes na 4ª Revolução Industrial?

Se acredita que ainda não, nós podemos te ajudar!

Tendo por base as novas necessidades do mercado, construímos o DESAFIO 4.0.

Um formato inovador de desenvolvimento que tem como único objetivo: ajudar a desenvolver as competências dos LÍDERES que as empresas PRECISAM HOJE e vão continuar DESEJANDO NO FUTURO.

O DESAFIO é conduzido de PRÁTICA e  customizado para a realidade de cada empresa, ajudando principalmente a:

  • Potencializar a capacidade de Liderança dos diretores, gestores e coordenadores.
  • Identificar e desenvolver futuros líderes, preparando assim a nova geração.
  • Construir equipes engajadas e motivadas.

Portanto se você deseja aumentar a competitividade da sua empresa e ter mais lucro no seu negócio, CLIQUE AQUI e solicite mais informações.

Nós podemos te ajudar a sair na frente e conquistar mais e melhores resultados!

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